A Nova Era do Marketing em Cirurgia Plástica: Uma Revisão Sistemática e Algoritmo de Mídias Sociais e Marketing Digital – Aesthetic Surgery Journal

Publicado pelo Aesthetic Surgery Journal – Tradução cortesia de LIM – Legacy Internet Marketing. Artigo completo em Inglês no link: https://academic.oup.com/asjopenforum/article/doi/10.1093/asjof/ojad024/7059229

Foi demonstrado que a mídia social serve como uma ferramenta crítica para cirurgiões plásticos, facilitando o envolvimento do paciente, a educação e o aprendizado entre pares e o alcance da comunidade pública mais ampla. Este estudo tem como objetivo realizar uma meta-análise de dados para determinar as plataformas de mídia sociais mais valiosas e úteis para cirurgiões plásticos praticantes que desenvolvem sua prática, avaliando o valor percebido para a prática e quantificando o retorno sobre o investimento. Uma revisão sistemática foi realizada usando o PubMed (National Institutes of Health, Bethesda, MD). A busca inicial rendeu 3592 artigos. Dezesseis artigos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Foi descoberto que os pacientes são mais propensos a se envolver com conteúdo estético do que com conteúdo científico.

As gerações mais jovens são mais propensas a utilizar o Instagram, Snapchat e TikTok, enquanto as gerações mais velhas podem ser mais propensas a utilizar o Facebook e o YouTube. As recomendações específicas para cada idade incluem a utilização do Instagram, Snapchat e TikTok com ênfase no aumento dos seios para pacientes de 17 e 35 anos, já que este é o procedimento mais comum realizado para esta faixa etária. Pacientes entre 36 e 70 anos são mais propensos a se envolver no Facebook e Instagram, sendo a lipoaspiração o procedimento mais comum nesta faixa etária. Para maiores de 70 anos, os pacientes são mais propensos a utilizar o Facebook, sendo o procedimento mais comum realizado a blefaroplastia.

O marketing eficaz de mídia social para o cirurgião plástico considera a entrega do conteúdo certo e a escolha da plataforma certa. O conteúdo e a plataforma certos dependem criticamente da idade específica do público. A mídia social é definida como o canal digital que facilita a criação e o compartilhamento de informações por meio de redes e comunidades virtuais. Nas últimas 2-3 décadas, desde a bolha das pontocom, a mídia social cresceu em popularidade e agora é onipresente em nossas vidas. Em seus estágios iniciais, ela serviu como um meio de comunicação e de fazer conexões com aqueles que estão longe; no entanto, sua função evoluiu desde então, servindo agora como uma ferramenta valiosa para corporações e negócios, fornecendo um meio gratuito e fácil de divulgação, publicidade e desenvolvimento.

De acordo com a Statista (Nova York, NY), uma plataforma que fornece estatísticas sobre dados de mercado e de consumidores, o uso médio diário de mídia social por usuários da Internet em todo o mundo aumentou de forma constante de 90 minutos por dia em 2012 para 147 minutos por dia em 2022. A quantidade excessiva de tempo gasto nessas plataformas abriu caminho para que as empresas adaptassem seus modelos de negócios para aproveitar a natureza interconectiva dessas redes. Muitos setores agora se beneficiam do uso da mídia social, incluindo empresas de saúde, especificamente cirurgias, onde um modelo de prática baseado em serviços pode existir. Isso não poderia ser mais verdadeiro do que para o campo da cirurgia plástica, uma encruzilhada onde os cirurgiões podem utilizar a mídia social como uma avenida para marketing direto ao consumidor, e clientes/pacientes estão buscando seus cirurgiões por meio de recursos online. Mais especificamente, a mídia social demonstrou servir como uma ferramenta crítica para cirurgiões plásticos, facilitando o envolvimento do paciente, educação e aprendizagem entre pares e alcance à comunidade pública mais ampla. Como tal, vimos uma grande mudança no uso da mídia social na cirurgia plástica na última década. Em 2010, apenas 30% dos cirurgiões plásticos relataram usar a mídia social como fonte de publicidade, enquanto 92% dos cirurgiões plásticos relataram usar o site de sua clínica como fonte de publicidade. Além disso, 62% dos cirurgiões plásticos acreditavam que a mídia social poderia beneficiar sua clínica.

No cenário atual, é comum encontrar páginas e contas de mídia social para uma clínica de cirurgia plástica. O aumento do uso entre cirurgiões plásticos é paralelo ao aumento geral da mídia social entre todas as gerações. Mas nem todas as plataformas de mídia social são iguais, e seu uso varia de acordo com a geração. O Instagram se tornou uma plataforma cada vez mais popular para usuários com menos de 35 anos, embora o Facebook continue sendo a plataforma mais usada em todas as faixas etárias. A geração millennial (aqueles nascidos entre 1981 e 1996) tem muito mais probabilidade de usar o Snapchat; postagens temporárias com duração de um determinado número de segundos) e o Instagram do que a população baby boomer (aqueles nascidos entre 1946 e 1964), que tem muito mais probabilidade de usar o Facebook. Essas tendências são vistas globalmente em relação à cirurgia plástica, pois um estudo descobriu que os Estados Unidos tiveram o maior número de postagens no Instagram relacionadas à #CirurgiaPlástica, com mais de 2 milhões de postagens, 369 milhões de curtidas e 6 bilhões de visualizações em um período de 21 meses, enquanto Istambul, Turquia, foi a cidade com mais postagens (102.108). No entanto, apesar do aumento no engajamento nas mídias sociais, apenas 15% dos cirurgiões plásticos postam conteúdo nas mídias sociais diariamente, enquanto mais de 70% dos millennials interagem nas mídias sociais diversas vezes ao dia. Essa discrepância representa uma área inexplorada que poderia beneficiar pacientes e cirurgiões plásticos em vários níveis.