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As 8 ferramentas de marketing indispensáveis para sua Clínica

Artigo publicado pela ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery
O artigo original (em inglês) pode ser visto no link: https://www.isaps.org/blog/2018/02/02/8-must-marketing-tools-practice-calm-website-woes/
Tradução cortesia da Legacy Internet Marketing

 

Continuando com nossa série de artigos criados para ajudar você a maximizar todo o seu marketing, este mês vamos aprofundar um pouco mais em uma das estratégias de marketing digital que discutimos em janeiro. É um dos seus ativos mais importantes: seu site na Internet.

Digamos que você começou o ano com um ímpeto e está revitalizando seu website, ou talvez até mesmo criando um totalmente novo. Ótimo! Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua Clínica.

No mês passado, descrevemos algumas das necessidades essenciais do seu website: garantir que ele aparente renovado e contemporâneo, otimizado para dispositivos móveis e fácil de navegar. Essas coisas por si só vão fazer maravilhas para você. Mas ainda há coisas que você pode fazer para tirar proveito de sua “vitrine on-line” – garantir que o maior número possível de pessoas a visite e, depois de visitá-lo, que queiram ficar, apreciá-lo e, acima de tudo, agendar uma consulta ou visita.

 

1

Otimização (Configuração)
A coisa mais importante para levar as pessoas a visitarem o seu site é a optimização do motor de busca (SEO) de seu site na Web, de modo que este seja um dos primeiros resultados a aparecer numa pesquisa de cirurgia plástica na sua área. Essencialmente, o SEO é o processo de identificação de termos e frases chaves que provavelmente serão inseridos em uma busca por sua prática e serviços, incorporando essas “palavras-chave” em seu  website. Isso gera o que é chamado de resultado “orgânico” e, quando bem feito, garante que seu site apareça bem classificado nas buscas.

Um bom criador de sites pode cuidar disso para você, por isso lembre-se disso quando estiver procurando candidatos. E se você for um faz-tudo, há muitos artigos informativos on-line para ajudá-lo a aprender o básico. Outra coisa realmente importante é o quão rápido seu site é carregado. Se demorar mais do que alguns segundos, é provável que as pessoas apertem o botão “voltar” e procurem por outros sites de cirurgia plástica, perdendo os melhores serviços que você oferece.

 

2

Publicidade Online paga
Há uma tonelada de diferentes opções de publicidade on-line disponíveis para você, mas duas das mais valiosas e fáceis de configurar são os anúncios do Facebook e o Google AdWords. O Google AdWords é uma ótima maneira de divulgar o website de sua Clínica de cirurgia plástica. Com esses anúncios, você pode pagar para que seu site apareça acima dos resultados “orgânicos” sempre que uma palavra-chave relevante for incluída em uma pesquisa. Isso é ideal, já que qualquer pessoa que está digitando “cirurgia plástica” em um mecanismo de  pesquisa tem maior probabilidade de procurar por esses serviços, e o nome da sua Clínica estará no topo da lista!

Com os Anúncios do Facebook, você pode configurar uma série de anúncios pagos e segmentados que aparecerão nos feeds de notícias de possíveis pacientes. Com a opção “Público-alvo personalizado”, você pode veicular campanhas segmentadas para públicos-alvo muito específicos. Por exemplo, para visitantes do website que visualizaram uma página de produto, mas não efetuaram uma compra, ou para todos aqueles que visitaram seu site no último mês. Graças às opções demográficas que o Facebook oferece, você pode segmentar com precisão seu mercado ideal. Outra vantagem oferecida pelo Facebook são as métricas detalhadas de como seus anúncios foram realizados. Isso pode ensinar a você que tipo de anúncios funciona e a composição demográfica das pessoas envolvidas com eles.

3

E-mail Marketing
E-mail é uma fantástica ferramenta de marketing que pode mostrar um enorme retorno do investimento. É fantástico para gerar leads e é uma das melhores maneiras de manter contato com seus pacientes antigos. Uma lista de e-mail bem desenvolvida e mantida é uma das
ferramentas de marketing mais potentes que você tem.

Há vários métodos diferentes de marketing por e-mail que você pode usar. Você pode publicar um newsletter mensal, onde você mantém seus pacientes informados sobre quaisquer novidades ou desenvolvimentos em sua Clínica, bem como compartilhar novos conteúdos, como vídeos digitais ou blogs. Você poderia fazer uma campanha por e-mail, onde você informa as pessoas no seu mailing sobre uma promoção ou venda especial naquele mês.
Assim como no seu website, você precisa garantir que todos os e-mails enviados sejam otimizados para dispositivos móveis, para que sejam formatados corretamente para caber em smartphones e outros dispositivos.

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Publicidade Off-line
Embora a maioria dos métodos de marketing eficazes tenha entrado na esfera on-line, não descarte a publicidade off-line.

Se você estiver segmentando pessoas menos experientes em tecnologia ou pessoas com dados demográficos mais antigos, o marketing off-line é essencial para conectá-lo aos seus pacientes. Os anúncios impressos podem ser mais caros, mas podem ser excelentes para fortalecer o perfil da sua Clínica. O rádio pode ser outro grande caminho para explorar, já que muitas pessoas ouvem rádio enquanto dirigem ou trabalham.

A menos que você tenha dinheiro de marketing para queimar, tente evitar métodos mais caros de publicidade como a televisão. A menos, claro, que você seja convidado a aparecer nos noticiários locais ou nos programas matutinos. Esse tipo de exposição é marketing de ouro, e não apenas porque é grátis!

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Promoções especiais
Vamos encarar o fato, a cirurgia plástica pode ser cara para a pessoa comum. A menos que você esteja quase exclusivamente focando pacientes de classe alta, você precisa atrair pessoas de todos os níveis sociais. Ter uma venda ocasional ou especial de procedimentos pode realmente trazer pessoas que de outra forma nunca tentarão a cirurgia plástica por causa do custo.

É inteligente usar procedimentos cosméticos populares e conhecidos para suas promoções especiais, como Botox ou preenchedores dérmicos. Tantas pessoas conhecem o Botox, e muitas delas podem ser curiosas, mas o preço as afasta. Se eles veem uma condição especial no Botox, eles podem entrar em sua Clínica para experimentá-lo. E apenas pense, se eles acabarem gostando, você pode ter um paciente por toda a vida!

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Brindes
Todo mundo adora coisas grátis! Se você tem brindes (como canetas, papel de carta, ímãs de geladeira, mini calendários, etc.), essa é uma excelente maneira de colocar sua Clínica e seu website em primeiro plano, tanto para os pacientes atuais quanto para os futuros. É claro que você deve ter sempre alguns brindes disponíveis em sua recepção, mas eles também são ótimos para incluir em Kits de boas-vindas de novos pacientes e campanhas de mala direta, e para oferecer em reuniões ou seminários (veja a próxima edição da ISAPS News para mais informações sobre estes). Esses itens custam muito pouco, e podem trazer um retorno sobre o investimento generoso, já que eles são emprestados, compartilhados… e não apenas jogados fora.

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Website e blogs
Um website bem escrito é uma obrigação. Deve ser informativo, com tudo que um paciente em potencial quer saber sobre sua Clínica (da sua biografia aos serviços que você oferece, ao fato de ser um membro da ISAPS), e deve ser fácil de ler. Muito “jargão” médico pode ser desanimador.

Um ótimo blog de cirurgia plástica em seu site pode atrai mais visitantes, e continuar atraindo-os de novo e de novo para seu site. Este é o local perfeito para compartilhar informações úteis sobre procedimentos cosméticos e posicioná-lo como um especialista em seu campo. Se você produzir vários blogs ao longo do tempo, também terá uma biblioteca de conteúdo que poderá compartilhar nas redes sociais, mantendo essas contas vivas e ativas. Eles também são muito úteis em suas campanhas de e-mail, incluindo o parágrafo de introdução em um e-mail e adicionando um link para “leia mais aqui” (direcionando o leitor para o seu site).

Pode haver uma desvantagem para blogs, no entanto. Há poucas coisas mais tristes do que um site com um blog que não é atualizado desde 2014. Esse tipo de negligência digital pode demonstrar falta de interesse para os pacientes em potencial que visitam seu website, portanto, é necessário garantir que você publique novos conteúdos em pelo menos uma vez por mês. Se você não consegue encontrar tempo para escrevê-lo, há vários serviços diferentes por aí com redatores profissionais que ficariam mais do que felizes em escrever seu blog para você. Tudo que você precisa fazer é verificar tudo para ter certeza de que tudo está correto antes de postar.

8

Comentários e Depoimentos
O melhor marketing absoluto é o boca-a-boca, e você pode ajudar, pedindo aos seus pacientes depoimentos e opiniões sobre sua Clínica. É mais provável que as pessoas confiem em uma voz externa cantando seus louvores. Depoimentos positivos de pessoas reais podem aumentar muito a sua credibilidade como cirurgião.

Você deve ter absolutamente uma seção de depoimentos em seu site, constantemente atualizada com os comentários mais recentes sobre sua Clínica. Antes de postar esses depoimentos e  comentários, no entanto, certifique-se de verificá-los para obter a gramática e a ortografia corretas. Mesmo que alguém os tenha escrito, isso ainda refletiria mal em você se uma cópia mal escrita fosse postada no seu site.

Você também deve prestar atenção aos comentários sobre sua Clínica de cirurgia plástica em sites como Facebook, Google, Yelp e RealSelf. Se alguém postar um comentário negativo sobre sua Clínica, responda a ela publicamente para perguntar como você pode fazer melhor. Quando alguém posta uma crítica positiva que chame sua atenção, agradeça a ele! Não se preocupe em responder a todas as postagens, apenas faça o check-in de vez em quando e responda às que chamarem sua atenção. Dito isso, se você vir uma crítica negativa, responda o mais rápido  possível.

Uma Clínica de cirurgia plástica bem-sucedida deve utilizar todos os métodos disponíveis para alcançar o maior número possível de pacientes em potencial, começando com um site fantástico. Mesmo se você estiver trabalhando com um orçamento limitado, os métodos de marketing digital, como as mídias sociais e as campanhas de e-mail, podem ser maneiras incrivelmente econômicas de divulgar seu site e clínica. Certifique-se de incluir que você é um Cirurgião Plástico da ISAPS em todos os seus esforços de marketing, pois isso pode aumentar sua credibilidade e colocá-lo um passo acima de muitos de seus concorrentes em seu mercado!

ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery – February of 2018.

 

 

Mkt CP Newsletter 2Datas Comemorativas

Mensagens personalizadas em datas especiais adicionam um toque de empatia a relação. Faz parte do nosso programa de Newsletter enviar mensagens pessoais na Páscoa, Dia Internacional da Mulher, Dia das mães, Dia dos Pais e Natal/Ano novo.
Mensagens para atender necessidades específicas (como mudança de telefone ou endereço) também podem ser criadas e enviadas conforme necessário.

 

Mkt CP Newsletter 3Promoção de procedimentos não cirúrgicos

O banco de dados de e-mails também pode ser utilizado nas promoções de procedimentos estéticos não invasivos.

Dia do Botox, Procedimentos combinados, etc, tem sido temas de promoções com sucesso. As promoções são realizadas de forma a não atentar contra o Código de Ética Médica.


A Legacy Internet Marketing cria newsletters, administra banco de e-mails, cria mensagens especiais e  promoções de serviços. Oferecemos uma condição de preço especial para a combinação de Newsletter e Facebook.

 

Observância de regras éticas nos serviços de Internet Marketing.
Ética em Publicidade Médica
Resoluções 2.126/2015 e 1.974/2011
Conselho Federal de Medicina


Resolução 2.126/2015 publicada esta semana pelo CFM amplia e reafirma regras estabelecidas na Resolução 1.974/2011 sobre publicidade de serviços médicos, com repercussão na mídia.

A Legacy Internet Marketing ao ensejo da nova norma, fez uma avaliação da regulamentação do CFM sobre publicidade médica, estendendo a análise sobre a Codame da Cremesp e seu  Manual de Ética Em publicidade Médica. Clique no nome da respectiva normal para acesso ao texto completo.


Nosso objetivo é reafirmar a legalidade e observância ética dos serviços de publicidade médica que oferecemos através de Sites, Blogs, Facebook e Newsletters, onde sempre expomos conteúdos com caráter educativo para o paciente.

Trabalhamos com fontes de absoluta confiança, como: SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery. ASPS – American Society of Plastic Surgeons. BAAPS – British Association of Aesthetic Plastic SurgeonsHarvard Medical School, Mayo Clinic, entre outras.
A Cirurgia Plástica realiza procedimentos eminentemente eletivos e na maioria não classificados  como procedimentos de saúde.



“O médico tem, naturalmente, direito de anunciar, mas deve ser sóbrio, comedido, recatado, pudico nesses reclamos, quer nos títulos, quer na especialidade, quer nas dimensões, quer na forma, quer nas promessas, quer no local onde põe o anúncio. Lembre-se, sempre, que é o representante de uma profissão sobremaneira digna, honesta e respeitável”.
Flamínio Fávero – Ética em publicidade médica – Codame – Cremesp.

 


“Os médicos não devem ser inibidos de fazer publicidade de seus serviços; é um direito individual e legítimo que a façam. Porém, é necessário que os padrões éticos sejam respeitados.”

“Para o médico, são exigências quanto ao caráter ético da publicidade:

1- discrição;

2- verdade;
3- privacidade.”

 

Ética em publicidade médica. Codame – Cremesp.
 


O Cirurgião Plástico convive em um ambiente competitivo, com a presença de grandes empresas, e a construção de sua imagem profissional (branding) é fundamental para seu sucesso profissional.

 

Mais informações em nosso Site: www.marketingcirurgiaplastica.com.br
“Somos o parceiro ideal do Cirurgião Plástico”.


Atenciosamente
Hildebrando Robinson Souza  (11) 3564-3117  /  (11) 981.100-999 WhatsApp 

 
Fontes de faturamento – Cirurgiões Plásticos – Mercado dos USA

                                                            Fonte:  Cosmetic Image Marketing

 

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Conclusão

Mais de 70% do seu faturamento depende de seus pacientes atuais.

A forma como você comunica com seus pacientes é vital para o crescimento de sua Clínica.

 Sugestão

Faça uma relação dos seus últimos 50 procedimentos cirúrgicos e calcule suas fontes de faturamento.

 .A Estratégia de Marketing  que indicamos aos Cirurgiões Plásticos têm três fundamentos:
estrategia.png 1) Divulgação
Todo o esforço realizado para divulgar sua Clínica.2) Habilidade no fechamento de vendas de Procedimentos
Capacitação da equipe, instalações e acompanhamento de contatos de vendas.3) Relações com Pacientes e Prospectos
Fortalecimento de sua imagem junto aos seus pacientes (Branding). Presença frequente através de comunicação profissional.
Newsletter
Mensagens com conteúdo ético e educativo sobre Cirurgia Plástica, Autoestima e Bem estar. mensagens em datas especiais.Facebook
Página no Facebook (Fan Page) com conteúdo ético e educativo.Mídia Social
Marketing viral. Fortalecimento da imagem do Cirurgião e fonte de novos pacientes.

Somos o seu parceiro ideal de Internet Marketing.

Fazemos uma avaliação de suas oportunidades, sem compromisso.
Tel. (11) 3564-3117

Estratégia para Marketing de Cirurgia Plástica 

Pequenas mudanças fazem grandes diferenças

Para aumentar o faturamento de sua Clínica de Cirurgia Plástica existem 3 áreas estratégicas que você pode e deve desenvolver: Prospecção de novos pacientes; Fechamento de negociações com pacientes e Retenção de Pacientes.

Prospecção:

Isso envolve todas as atividades de marketing necessárias para persuadir um cliente prospectado para pegar o telefone e indagar sobre seus serviços profissionais, incluindo mas não limitando a:

Identidade

    1. Folders
    2. Relações Públicas
    3. Mídia social
    4. Indicações de pacientes (boca-a-boca)
    5. Internet Marketing.

Você mesmo pode desenvolver todas essas atividades ou obter ajuda de uma empresa como a nossa. Ficaremos felizes em ajudá-lo no crescimento de sua Clínica.

estrategiaFechamento

Várias fatores influenciam a conclusão da negociação de um procedimento cirúrgico, tais como a decoração e instalações de sua Clínica, percepção pelo paciente de riscos-benefícios, atitude de sua equipe, sua habilidade de negociação, etc. Uma parte importante da negociação é facilitada na fase de prospecção para pré-venda ao cliente prospectado – A Legacy dedica grande empenho para que isso aconteça. Para que o futuro cliente já tenha uma decisão tomada sobre contratar os seus serviços antes mesmo de chegar a sua Clínica. Tudo que você terá que fazer será reforçar a decisão acertada que o cliente tomou.

Retenção de Clientes

clienteReter clientes e transformá-los em aliados é a fórmula mais segura para o sucesso de sua Clínica. Até 70% de novos pacientes resultam de indicações de pacientes que o conhecem e confiam em sua capacitação profissional. Defina o valor de um cliente pelo período de uma vida. Injeções de Botox deixam de produzir resultados entre 4 e 6 meses. Preenchedores dérmicos entre 3 e 6 meses e  escultura entre 2 e 3 anos. Mesmo os pacientes de procedimentos cirúrgicos tendem a retornar para novos procedimentos.

A utilização de newsletter personalizada e de mensagens pessoais em datas especiais mantém seus clientes e prospectos sempre em contato com você. Conteúdo e permissão são fundamentais para o sucesso do relacionamento com pacientes pela Internet.

A Legacy Internet Marketing pode atendê-lo em construção de Sites, Blogs, Newsletter, Fan Page (Facebook) e promoções online.

Entendendo Mídia Social

Mídia Social é um conteúdo elaborado para ser divulgado através de inteiração social. Embora haja vários Sites de Mídia Social, como Google+, Twitter, Linkedin; Facebook é o que alcançou maior sucesso. Em junho de 2013 havia no Brasil 76 milhões de usuários de Facebook acessando regularmente o Site (Folha SP). Nos Estados Unidos, 40% da população (120 milhões) acessam diariamente o Facebook.

Manter páginas no Facebook, denominadas Fan Page, permite às empresas e profissionais liberais relacionar com grande número de pessoas, expondo informações de interesse geral sobre suas atividades. Através da rede social os Cirurgiões Plásticos obtém exposição e gera tráfego no seu Website mantendo um canal de comunicação com pacientes potenciais que buscam conhecimentos e experiências na área de cirurgia plástica.

Vantagens da Mídia Social

A Legacy Internet Marketing cria Fan Pages no Facebook para Cirurgiões Plásticos e as alimenta semanalmente com conteúdo sobre Cirurgia Plástica, autoestima, bem-estar e novidades no campo da estética pessoal. Questões específicas recebidas na Fan Page são canalizadas para o Cirurgião Plástico para avaliação e comentários. Participar das redes sociais (Facebook) gera novos pacientes e cria tráfego de qualidade no Site do Cirurgião Plástico.

Demonstrando sua especialização

Um grande número de empresas esta utilizando a mídia social para conquistar novos clientes. Cirurgiões Plásticos. Dermatologistas, Dentistas, estão entre os profissionais que estão utilizando a mídia social para expandir suas Clínicas. A Mídia Social tem se tornado um dos mais populares métodos de Marketing moderno devido a sua fácil utilização e capacidade de escala (atingir grande número de pessoas). O Currículo profissional, com Educação, cursos de especialização e participação em congressos são informações profissionais informadas através da Mídia Social.